terça-feira, 25 de maio de 2010

PLANO DE AULA


PLANO DE AULA

Disciplina: Geografia


Professora: Bruna.


Série: 7ª séries.


Número de Aulas: 3 aulas.


Objetivos:

Saber utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e tratamento da informação, seja através de fontes escritas ou imagéticas;

Identificar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações em linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicações de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação;


Conteúdos

As diferenciadas representações cartográficas;

As Legendas, símbolos e cores utilizadas na identificação de variados tipos de mapas (temáticos);


Desenvolvimento Metodológico


Aula 1:

Esquematização na lousa sobre os conteúdos propostos em sala;

Explicação prévia dos conteúdos

Após as explicações os alunos serão divididos em grupos de 4 pessoas cada, sendo que cada grupo receberá uma planta da cidade de Londrina, uma lista telefônica e um mapa em branco tamanho A3 dos arredores do colégio;

Na Seqüência os grupos receberão as instruções sobre os procedimentos para a realização do trabalho, onde cada grupo através de sorteio ficará responsável por catalogar uma característica dos arredores do colégio, como: 1 – estabelecimentos comerciais e/ou industriais; 2 – edifícios com mais de três andares, 3 – moradias populacionais (casas). Os mesmos com os materiais em mãos sairão a campo a fim de catalogar o numero de estabelecimentos comerciais de cada quarteirão


Aula 2:


Em sala de aula, os alunos receberão as instruções sobre os cuidados a serem tomados durante o trabalho de campo, bem como, o dever de cada um para um bom andamento durante o percurso do referido trabalho;

Saída a campo: Com os materiais em mãos, os alunos sairão a campo todos do grupo juntos em companhia da professora, onde cada grupo ficará incumbido catalogar uma característica de cada quarteirão;


Aula 3:


Em sala de aula, cada grupo, através dos números catalogados em capo e seus conhecimentos prévios sobre a elaboração e leitura das legendas, deverão representar seus mapas, pintado-os com diferentes tonalidades de cores, estabelecendo a eles uma legenda compatível com os resultados obtidos;

Após a confecção dos mapas, os alunos deverão organizar suas carteiras em circulo, e cada grupo apresentar em voz alta os resultados obtidos por eles, bem como explicar quais os critérios eles utilizaram para organização seus mapas, a professora deverá também anotar na lousa e intermediar os dados alcançados por eles;

Após a apresentação de todos os grupos, e a obtenção de todos os dados, os alunos deverão realizar individualmente um texto com no mínimo 15 e no máximo 30 linhas do que apreendeu sobre a matéria até o presente momento.


Anexos:

Mapas dos arredores do colégio.


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