PLANO DE AULA
Disciplina: Geografia
Professora: Bruna.
Série: 7ª séries.
Número de Aulas: 3 aulas.
Objetivos:
Saber utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e tratamento da informação, seja através de fontes escritas ou imagéticas;
Identificar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações em linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicações de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação;
Conteúdos
As diferenciadas representações cartográficas;
As Legendas, símbolos e cores utilizadas na identificação de variados tipos de mapas (temáticos);
Desenvolvimento Metodológico
Aula 1:
Esquematização na lousa sobre os conteúdos propostos em sala;
Explicação prévia dos conteúdos
Após as explicações os alunos serão divididos em grupos de 4 pessoas cada, sendo que cada grupo receberá uma planta da cidade de Londrina, uma lista telefônica e um mapa em branco tamanho A3 dos arredores do colégio;
Na Seqüência os grupos receberão as instruções sobre os procedimentos para a realização do trabalho, onde cada grupo através de sorteio ficará responsável por catalogar uma característica dos arredores do colégio, como: 1 – estabelecimentos comerciais e/ou industriais; 2 – edifícios com mais de três andares, 3 – moradias populacionais (casas). Os mesmos com os materiais em mãos sairão a campo a fim de catalogar o numero de estabelecimentos comerciais de cada quarteirão
Aula 2:
Em sala de aula, os alunos receberão as instruções sobre os cuidados a serem tomados durante o trabalho de campo, bem como, o dever de cada um para um bom andamento durante o percurso do referido trabalho;
Saída a campo: Com os materiais em mãos, os alunos sairão a campo todos do grupo juntos em companhia da professora, onde cada grupo ficará incumbido catalogar uma característica de cada quarteirão;
Aula 3:
Em sala de aula, cada grupo, através dos números catalogados em capo e seus conhecimentos prévios sobre a elaboração e leitura das legendas, deverão representar seus mapas, pintado-os com diferentes tonalidades de cores, estabelecendo a eles uma legenda compatível com os resultados obtidos;
Após a confecção dos mapas, os alunos deverão organizar suas carteiras em circulo, e cada grupo apresentar em voz alta os resultados obtidos por eles, bem como explicar quais os critérios eles utilizaram para organização seus mapas, a professora deverá também anotar na lousa e intermediar os dados alcançados por eles;
Após a apresentação de todos os grupos, e a obtenção de todos os dados, os alunos deverão realizar individualmente um texto com no mínimo 15 e no máximo 30 linhas do que apreendeu sobre a matéria até o presente momento.
Anexos:
Mapas dos arredores do colégio.
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